Já pensou quais os benefícios que as lojas online têm para o seu negócio? Se tem dúvidas se deve ou não criar uma, continue a ler o artigo.
A importância da proximidade entre prestadores de serviços e clientes, levou a uma necessidade cada vez maior em garantir a presença das marcas na internet. Nos dias que correm, a simples presença online através de um website, poderá não ser suficiente para as aspirações da marca ou negócio. Nestes casos a criação de uma loja online, permitirá realizar um conjunto de funções mais abrangentes e promissoras.
Quais as vantagens das lojas online?
1. Proporcionar uma melhor experiência para os clientes.
Um dos problemas que podem afetar o desenvolvimento dos negócios físicos são os horários de funcionamento por parte do prestador de serviço, o mesmo acontecendo por parte dos clientes, que cada vez mais e devido à sobrecarga de tarefas diárias, não encontram disponibilidade para ir às lojas físicas.
Assim, a criação de uma loja online permitirá minimizar este problema, no sentido em que deixa de existir horário de abertura ou de encerramento da loja. E os clientes poderão adquirir comodamente no horário que lhe for mais favorável, os produtos disponíveis 24h por dia, 365 dias por ano. Desta forma, poderá receber e enviar encomendas a qualquer hora e para qualquer parte do mundo!
2. Minimizar os custos fixos
Uma outra vantagem, consiste na possibilidade de minimizar os custos associados a cada negócio. Ao desenvolver uma loja online, deixará de se preocupar com os custos de aluguer de espaço, água, eletricidade e muitos outros custos associados à manutenção de um espaço físico.
3. Permite responder ao perfil dos consumidores
No mundo digital, podemos adequar a oferta de produtos e serviços de acordo com as preferências, nível de satisfação e avaliação dos clientes.
As ferramentas ao dispor numa loja online, permitem acompanhar o consumidor e entender melhor os fatores que influenciam as suas escolhas e decisões, reagindo em tempo real, informando sobre promoções ou vantagens competitivas que a marca apresenta.
4. Disponibilizar várias formas de pagamento
Devido à sua conveniência e acessibilidade, tanto para os clientes como para a loja online, o nível de pagamento das lojas online tem vindo a sofrer inúmeras alterações. Cada vez mais, e uma vez que os consumidores se apresentam por vezes reticentes ao método de pagamento, as lojas online disponibilizam novas formas de pagamento, que permitem realizar a compra de uma forma mais segura.
5. Permite manter todo o negócio organizado.
A faturação, os stocks e a tesouraria tornar-se-ão mais fáceis de gerir. A integração entre loja online e loja física, permite usar o mesmo software de gestão, tornando os processos mais rápidos, eficazes e centralizados.
Por exemplo, se um cliente realizar uma compra na loja online, o pagamento poderá ficar disponível de imediato, e a gestão de stocks e emissão de documentos será automaticamente processada, ficando atualizada na loja online e na loja física.
Estas são apenas algumas das vantagens de ter uma loja online. Se pretende obter mais informação sobre as soluções disponíveis, entre em contacto connosco! https://mediacenter.pt/